quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Comidas de Natal

Comidas de Natal:
conheça o significado de cada uma delas

Toda vez é a mesma coisa: quando chega esta época, a dieta vai pro espaço e todo mundo cai de boca nos tradicionais e irresistíveis pratos montados para as festas de fim de ano, principalmente os do Natal. Mas você já se perguntou porque nos acostumamos a, por exemplo, comer peru neste período? Confira:

Peru: o peru começou a virar prato principal do Natal em 1621, nos Estados Unidos. Neste ano, no Dia de Ação de Graças, tradicional festa americana, serviu-se peru selvagem, criado pelos índios mexicanos. Os espanhóis os levaram para a Europa por volta do século XVI, onde comia-se, na ocasiões especiais, aves nobres.

Rabanada: pão francês molhado com leite com calda de açúcar e frito (depois de ser passado na gema de ovo). O costume português foi adotado aqui no país por influência, óbvio, da colonização. Na terra dos patrícios, também era chamada de fatia-dourada.

Nozes: na Roma antiga, era costume presentear as pessoas queridas com nozes e frutas secas porque elas eram utilizadas para desejar boa sorte. Além disso, os romanos também acreditavam que elas simbolizavam abundância e prosperidade.

Castanhas: consideradas um tipo de noz, a do Pará e a de Caju, tipicamente nacionais, também viraram um hábito no Natal brasileiro no boca a boca. Hoje em dia, é indispensável ter uma espécie delas na mesa durante as comemorações do dia 24 e 25 de dezembro.

Panetone: o tradicional pão com frutas cristalizadas nasceu na Itália, na região de Milão. Há milhões de lendas que tentam explicar a criação do pão. Uma das mais famosas diz que um padeiro chamado Toni criou a iguaria em homenagem ao sogro, para tentar impressionar o pai da amada. Objetivo alcançado, a criação de Toni passou a ser chamada de ‘pão do Toni’ e evoluiu para o nome que conhecemos hoje.

Bacalhau: servir o peixe nas proximidades do Natal, ou no próprio dia, virou um hábito tipicamente brasileiro. Assim como a rabanada, o hábito brasileiro de comer bacalhau veio da influência portuguesa. Nossos colonizadores comiam o peixe, assim como grande parte dos cristãos europeus, nas épocas em que a Igreja Católica proibia o consumo de carne vermelha.
- Daniel Bittencourt -


14 comentários:

  1. Que delícia de post!!!!! Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Uma boa semana prá você, também!! FUI!

    ResponderExcluir
  2. Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Acabo de atualizar! Deus te abençoe! Feliz 2009!

    ResponderExcluir
  3. A Paz de Jesus e o Amor de Maria! É sempre uma alegria receber suas visitas! Obrigada por se fazer presente em minha vida. Feliz Natal! Beijos fraternos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por seu carinho e atenção!
    Por aqui sempre encontro um post interessante! Obrigada por compartilhar conosco essas coisas! hoje, falo sobre os Tronos. Te espero! Beijos e um bom final de semana!Feliz 2009!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã

    ResponderExcluir
  6. Hoje estou aqui para avisar que atualizei o Bem Viver - o assunto hoje é Shiatsu - e agradecer sua visita! É sempre gratificante vir aqui! Beijos e bom final de semana!
    FELIZ 2009!

    ResponderExcluir
  7. Oi Zéza! Como foi de final de semana! Um belíssimo post!!! Obrigada pela visita. Acabo de atualizar! Tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada por sua amável visita! "Expulsemos os pensamentos tristes e cultivemos no “jardim da mente” só “flores” de pensamentos bons e felizes.". É sobre isso que trata o post de hoje! Te espero! Paz, Luz e Harmonia!

    ResponderExcluir
  10. Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Tenha uma passagem de ano abençoado! Paz, saúde e que Deus nos ajude! FELIZ 2009! Beijos cor de rosa!

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, amiga, um post espetacular o seu! Hoje, no post, dois dos quatro talismãs coreanos: Dragão e Fenix. Obrigada pela visita! Bom final de semana! Beijos cintilantes da Fada Morgana

    ResponderExcluir
  12. Oi Zezinha! Acabo de atualizar o EcoBlog! Adorei vê-la por lá! Bjks Tetê :)

    ResponderExcluir
  13. Olá ! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Boa semana!Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  14. nossa, amei, a pesquisa que eu queria nenhum site tinha, só esse. valeu !

    ResponderExcluir