quarta-feira, 28 de maio de 2008

Torre de Pisa - Itália



A torre inclinada de Pisa foi estabilizada com sucesso e está fora de perigo por pelo menos 300 anos, disse um engenheiro que vem monitorando a conhecida atração turística italiana."Todas as nossas expectativas se confirmaram", disse ao jornal italiano Corriere della Sera o engenheiro e geólogo Michele Jamiolkowski.
=
A inclinação da torre - um desvio de cerca de 4 metros do vertical - vem se mantendo estável nos últimos anos, depois de um grande projeto de engenharia encerrado em 2001 ter corrigido a inclinação em cerca de 40 centímetros com relação a como estava em 1990."Agora podemos afirmar que a torre pode descansar em paz por pelo menos 300 anos", disse Jamiokolwski ao jornal em artigo publicado nesta quarta-feira, 28/5.
=
A partir de 1990, quando estava tombando ao ritmo de um milímetro por ano, até dezembro de 2001, a torre passou quase 12 anos fechada aos visitantes. Durante esse período, ela passou por um projeto de consolidação e restauração. Símbolo arquitetônico da Itália que é internacionalmente reconhecido, tanto quanto o Coliseu romano, a torre de 14 mil toneladas foi construída em várias etapas entre 1174 e 1370. Depois de construídos vários andares, ela começou a se inclinar, devido à instabilidade do solo. Num primeiro momento, os construtores usaram pedras trapezoidais para devolver a estrutura à verticalidade, mas ela continuou a se inclinar.
=
Durante a fase de estabilização do projeto, que terminou em 2001, a torre foi ancorada a cabos, enquanto cimento era injetado para aliviar a pressão sobre o solo. Hoje a inclinação da torre voltou ao que era em 1700, e a construção é considerada segura. Ao longo dos anos, as autoridades declararam que não pretendem endireitar a torre, já que isso prejudicaria sua característica singular que a leva a ser uma atração turística. Consta que o astrônomo Galileu Galilei, submetido à Santa Inquisição por acreditar que a Terra girava em torno do Sol, teria usado a torre, situada em sua cidade natal, para fazer experimentos com a gravidade.
- matéria escrita po Philip Pullella -

4 comentários:

  1. É sempre um prazer te receber, amiga! Não esquece da promessa de antes de "bater asas" vir aqui passar uns dias! Tenho muita vontade de ir ver esses monumentos europeus! Obrigada pela visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

    ResponderExcluir
  2. É ótimo saber que a torre de pisa
    vai continuar lá e não vai cair, mas minha preocupação maior é com a "torre daqui" que é de barro e sujeita a vendavais, linda sua postagem parabéns, bjks

    ResponderExcluir
  3. Sabia dos trabalhos à volta da Torre, mas não estava a par dos últimos progressos. Obrigada pela informação, sempre útil para uma professora de História. Parabéns pelo seu blog, agradou-me muito e tenciono voltar sempre.

    ResponderExcluir
  4. que podre fai aprende a fazer um blog

    ResponderExcluir