terça-feira, 7 de julho de 2009

Utilidade Pública

O Orkut, lançado em 2004 pelo Google, foi criado com o objetivo de fortalecer os laços de amizade. Com o sucesso da ferramenta, porém, o portal passou a servir também como porta de entrada para bandidos comercializarem produtos ilícitos e fazer apologia a práticas criminosas.
Tráfico de drogas, comunidades que valorizam tortura, abuso de animais e pedofilia são só alguns exemplos de como o Orkut pode ser usado de forma criminosa. Torcidas organizadas que marcam brigas pela Internet também se tornaram um problema para os policiais do mundo real.
=
Se você se deparar com uma página de perfil ou com uma comunidade com essas características, DENUNCIE PELO PRÓPRIO ORKUT!
Em todas as páginas de perfil, o Orkut mantém um botão com os dizeres "Denunciar abuso". Essa opção fica perto do link para escrever testemunhos e serve para denunciar qualquer tipo de incômodo ou conteúdo considerado impróprio.O site também mantém, em sua área de ajuda, uma espécie de guia que explica a política de remoção e o que acontece quando um usuário é denunciado. A mesma opção serve para denunciar comunidades e cai como uma luva se você precisar apontar de forma anônima algum usuário mal intencionado ou alguma página que esteja fazendo apologia às drogas e/ou ao tráfico.
=
Existem diversas instituições privadas e departamentos policiais voltados para o combate de crimes virtuais, incluindo comercialização de drogas pela Internet e incentivo ao uso de entorpecentes. A SaferNet Brasil, associação privada, de atuação nacional, está presente em projetos de combate à pornografia infantil na Internet brasileira, mas também age contra outros crimes virtuais. Pelo site, é possível fazer denúncias anônimas contra todos os tipos de delito online. O portal Navegue Protegido, que funciona como um grande guia virtual para uma navegação segura, traz dicas para pais, professores e jovens, e é um ótimo lugar para saber como os cybercriminosos estão atuando atualmente. Outra solução é procurar delegacias e órgãos de repressão a crimes cibernéticos ou ia à polícia ou à delegacia da sua cidade e fazer a denúncia lá mesmo, fisicamente.
===

5 comentários:

  1. Oi Zéza! Tudo bem? Passando para agradecer a visita ao Manancial e ver as suas novidades! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  2. Oi! Obrigada pela visita ao Bem Viver! Fico feliz que tenha gostado! Hoje três novos chás! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Zéza! Muito bom o seu post! Fiquei feliz com a sua visita! Já atualizei! Beijos e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem, Zéza? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vó Zezinha! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

    ResponderExcluir