quarta-feira, 14 de maio de 2008

Licensa maternidade

Seguridade aprova licença maternidade de 6 meses
=
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira,14/5, o Projeto de Lei 2513/07, do Senado, que permite a ampliação da licença-maternidade por mais 60 dias, em caráter facultativo, em troca de incentivo fiscal ao empregador.
=
Com a proposta, a licença-maternidade poderá ser ampliada de 120 para 180 dias. O projeto cria o Programa Empresa Cidadã, ao qual as empresas poderão aderir voluntariamente para descontar integralmente do Imposto de Renda devido o valor dos salários pagos durante os dois meses adicionais da licença. "Todos os anos haverá uma projeção de quanto a União deixará de arrecadar com a medida", informou a relatora do projeto, deputada Rita Camata (PMDB-ES), para tranqüilizar os deputados que se preocuparam com os custos da medida.
=
A relatora lembrou que 80 municípios e oito estados brasileiros têm legislações próprias que já ampliam em 60 dias a licença para suas servidoras. Segundo ela, a proposta é a maior conquista das famílias desde a constituinte, quando a licença foi ampliada de 90 para 120 dias, após muita discussão. Tanto ela quanto o presidente da Comissão de Seguridade, deputado Jofran Frejat (PR-DF), foram autores da proposta de ampliação durante a elaboração da Constituição de 1988.
=
Para ter direito ao benefício, a empregada deverá requerer a prorrogação da licença até o final do primeiro mês após o parto ou adoção, uma vez que o projeto também inclui as mães adotivas. Durante a prorrogação, a empregada terá direito à remuneração integral. A proposição também autoriza a administração pública, direta, indireta e fundacional a instituir programa que garanta prorrogação da licença-maternidade paga pelo Regime Geral de Previdência Social. A proposta tem autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), mas foi idealizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que tem acompanhado todas as votações.

2 comentários:

  1. O meu medo, Zezinha, é que isso venha a fechar o mercado de trabalho para nós, mulheres, ou haver muita demissão de mulheres em idade fértil! Obrigada pela visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

    ResponderExcluir
  2. Vó, muito boa essa lei! As mães poderão ficar mais tempo com seus bebês!!! Você costuma passar o que fala de outras pessoas pelo filtro triplo? Não conhece o filtro triplo de Sócrates? Então não perca o post dessa semana! Obrigada pela visita! Um final de semana abençoado! Beijocas angelicais

    ResponderExcluir